Blog Personalchefs / Dicas de dieta: É possível seguir uma...


É possível seguir uma dieta saudável sem o glúten?

28 setembro 2021 2 min de leitura

Provavelmente, você, em algum momento da vida, já ouviu alguém falar que é alérgico a glúten ou que simplesmente aboliu essa substância da dieta, identificando-o como o grande vilão do emagrecimento. Entretanto, por mais que esse assunto venha ganhando mais adeptos e, até mesmo, dimensões maiores do que se poderia imaginar, nem todas as pessoas sabem o que é o famoso glúten e o que, de fato, ele representa para o nosso corpo. Pensando em abordar melhor este tema, resolvemos explicar um pouco mais sobre, além de indicar se o corte desse conjunto de proteínas é benéfico para a saúde.


Boa Leitura!

 

O que é o glúten?


É bem natural encontrar produtos que indiquem na embalagem quando um alimento possui ou não a substância. Inclusive, isso está em lei e, quando não acontece, a marca pode até mesmo ser multada, visto que existem pessoas alérgicas, que não podem ingerir o glúten. Mas, vamos ao assunto que interessa: o que de fato é o glúten? Ele se traduz como um conjunto de proteínas (a gliadina e a glutenina) presente em alguns cereais, como o trigo, o centeio, o malte e a cevada.Todo o alimento que contém estes itens em sua composição possui glúten. Alguns exemplos: bolos, biscoitos, pães, torradas, massa de pizza, macarrão, cerveja, e assim por diante. A lista é extensa.


Dietas sem glúten são benéficas à saúde?


Mesmo sendo uma ótima proteína, é possível viver sem glúten. A zeína pode substituí-lo da dieta e algumas farinhas também podem substituir preparações que possuem glúten, por exemplo.

O fato é que ele não tem nenhum benefício direto ao nosso organismo, por isso, viver sem esse conjunto de proteínas não causa nenhum problema à saúde. Ao ingeri-lo, frações proteicas são modificadas na absorção, ocorrendo uma reação que prejudica a mucosa do intestino delgado. O resultado? Os nutrientes não são absorvidos de forma correta.

Além disso, a retirada do glúten é uma grande potencializadora da perda de peso. Para isso, basta substituí-lo por alimentos adequados, assim como acontece com os vegetarianos que tiram a carne, mas não trocam por produtos ricos em proteínas que possam substituir essa falta no organismo.

Personal Chef’s é GLÚTEN FREE!

Para auxiliar na dieta restrita ou no dia a dia da alimentação de celíacos e intolerantes a glúten, bem omo a quem busca atingir o peso ideal para uma melhor saúde e o corpo adequado para o seu estilo de vida, todo o cardápio da Personal Chef’s é Glúten Free.

Todo o nosso cardápio é feito por uma nutricionista e chef, onde todo o glúten retirado foi substituído por algo que supre a necessidade, como, por exemplo, das fibras. Entretanto, isso não interfere em nada no sabor. Ou seja, todas as refeições ainda continuam deliciosas e frescas, garantindo um almoço ou jantar do jeito que você quer, todos os dias, apenas aquecendo por dois minutos para ficar prontinho.

 


Acompanhe as novidades Personal

 

Continue navegando pelo nosso blog e confira mais informações e notícias como essa